Aqueles que andam de moto já alguns anos, sabem que a maioria dos convivios , actualmente, não traduzem o verdadeiro espirito motociclista.
E porquê ? Porque alguns responsaveis dos eventos fecham os olhos aos motociclistas que fazem arruaças (estouro de escapes, desgaste continuo dos pneus, cavalinhos etc) ou até mesmo á promoção de comerciais que nada a têm a ver com nossos princípios, ( gincanas de automoveis etc).
Parece-me, no entanto, que se está iniciar uma mudança nas atitudes dos responsaveis dos eventos e também dos motociclistas, fazendo lembrar os tempos aureos da decada de 60 em que os motociclos voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley , Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Rider.
Época em que se inicia a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70. Este periodo fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência para o sistema.
Nas ultimas duas decadas viu-se a implantação de diversos moto clubes pelo mundo, em que alguns não sabem o que querem nem para onde vão, estando desprovidos de qualquer espirito motociclista.
Há no entanto outros motoclubes e grupos de motociclistas, autênticos, que são forçados a criar campanhas para evitar abusos e coibir aqueles que em seus eventos temam em estar presentes, para que os motociclistas autênticos não passam longe...
A concentração de Faro, é onde se encontra o verdadeiro espirito de motociclista, onde em poucos lugares do mundo há igual, pois em seus redutos ( recinto da concentração, responsabilidade do motoclube da Faro) não há ratters, cavalinhos, gincanas de automoveis, etc mas sim o convivio de todos os motociclistas independentemente da raça, credo ou posição social, não os explorando em entradas carissimas,( a meu ver é a mais barata do nosso Portugal, por aquilo que dá). Em suma, é onde se encontra alguma irmandade motociclista.
Começa haver também, um pouco por todo o lado, os eventos de grupos de motociclistas, aqueles que defendem o motociclismo, não a exploração do motociclista mas sim o convivio entre todos.
Recordo, que na semana passada estive presente numa bela aldeia da raia, o Freixinho, onde os responsaveis do grupo motociclista local, propocionaram a mais de 3 centenas de motociclistas, um fim de semana único, um fim de semana de verdeiro convivio entre os motociclistas e a população local.
A população residente do Freixinho ( toda) um pouco mais de 40 pessoas, não se coibiu de esforços para dar aos visitantes um agradavel e unico fim de semana motociclista.
Caldo verde, petiscos locais, bifanas, pães com chouriço, bolas recheadas, etc confecionado nos fornos comunitarios da aldeia foram de uma qualidade suprema, aliada á sempre boa disposição de todos. A elaboração do bagaço em alambique na hora, marcou presença.
Os valores das senhas para adquirir os productos, foram de um valor justo, não havendo qualquer exploração.
A noite foi abrilhantada pela banda MUV, da produções JCSOM de Seia, que mais uma vez, conseguiu por todos os convivas ( novos e menos novos) a houvir e a saltar com temas bem interpretados.
As gentes do Freixinho está de parabéns, tem a arte de bem receber. Sabe que todos os motociclistas que estiveram presentes, serão arautos da mensagem.
Foi bom ver também, muitos motociclistas, daqueles que por seus anos e muitos km rodados, estiveram presentes.
Para o ano, estarei presente, tendo a certeza que os responsaveis do grupo motociclista do Freixinho, vão ser exemplo de muitos.....
FORÇA Grupo Motociclista do Freixinho.
OBRIGADO Gente do Freixinho.
Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro Font>
. Finalistas blogs.sapo.pt ...
. Para reflectir / Somos to...
. Lágrimas ... lágrimas ......
. O que nos motiva a ser so...
. 1º de Maio - Dia do Traba...
. A pena !
. concentrações / convivios(9)
. convivios / concentrações(3)
. curiosidades / humor(2)
. e esta!?...hem !!(1)
. historias de motociclistas(1)
. meditação(1)
. opinião(41)
. os anjos(8)
. pensamentos / reflexões(31)
. pensamentos / reflexões / poemas(12)
. politica(7)
. recordações(1)
. reparo(2)
. tome nota(9)
. viagens(2)
. viagens de moto(18)
. As minhas viagens
. Suiça
. Alemanha
. Rota dos 20 Castelos - Portugal
. Litoral.Alentejo e Algarve-Portugal
. Viagens de Fim de Semana
. O Meco - (ainda) é o que era
. Barroso -Terra magica ( Trás os Montes)
. Honda FC 6 Valkyrie
. Valkyrie Riders Club Polonia
. Galeria de Fotos
. CONHECER PORTUGAL
. Recomendado-Portugal
. -Região - Costa Prata
. -Região - Costa Verde
. -Região - Costa Lisboa
. Taberna do Ari - Leceia Comidas e petiscos caseiros GPS:N 40.32847º W7.58952º
. -Região - Montanhas
. Meruje - Camping Toca da Raposa
. Covilhã - Camping Pião (Serra de Estrela)
. Recomendado-Espanha
. Recomendado-France
. Toulouse-La Grange de Seros GPS: N 43 .02700º W 1.47806º
. .
. .