."Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".Oscar Wilde .
Terça-feira, 11 de Setembro de 2007
Viagens de moto - O Meco (ainda) é o que era

O que é bom é difícil de esconder, por isso já imensa gente descobriu o Meco...  Ainda assim, a aldeia conserva os encantos que lhe emprestaram a fama, e o proveito, de ser um dos locais de veraneio mais alternativos do país.

"Pacifistas, sonhadores, nudistas, naturistas e amantes da natureza. Pessoas ligadas às artes, à moda ou ao design. Gente que na cidade parecia ter uma boa vida, mas que partiu para uma pequena aldeia à procura de uma vida boa. Ao encontro da paz, do sol, de puras praias e fresco peixe. Foram pessoas como estas e como outras que, a partir do princípio dos anos 80, começaram a dar ao Meco uma aura cool. As características eram ímpares: situava-se perto de Lisboa, mas não demasiado perto, a cerca de 40 minutos, e tinha falésias e praias de difícil acesso e beleza rara, escondidas por entre dunas repletas de vegetação. Um verdadeiro antidepressivo ou estimulante natural."

001ads3a

O tempo passou, a mensagem espalhou-se e algo mudou. Ligeiramente. O cenário idílico continua lá, só que com mais pessoas, especialmente aos fins-de-semana. Gente para todos os feitios, e feitios que nada têm que ver com o espírito do Meco, queixam-se os mais indefectíveis. Haverá aqui alguma verdade, por isso é durante a semana que a aldeia se apresenta na sua serena plenitude.

Aldeia de sonhadores, ao contrário das cidades, onde poucas caras se fixam, as terras pequenas têm um nome, um apelido, e várias histórias por cada pessoa.

001aeatb

Nomes, pessoas, caras que não são da terra, mas que se deram a ela, e dela usufruem, contribuindo para que os visitantes tenham uma oferta mais ampla e, talvez, mais requintada. O que não quer dizer que sem eles o Meco tivesse ficado parado no tempo. Antes dão-lhe uma alma diferente e é, aliás, esta conjugação entre os forasteiros empreendedores com alma zen e os habitantes locais que empresta à aldeia uma aura especial

Este era por natureza um sítio de pescadores, de gente que procurava no mar o sustento que faltava em terra. Também neste campo diversas coisas mudaram e a actividade quase desapareceu. Mas não se extinguiu. O passado continua bem presente e pode transformar-se num momento de rara beleza.

001afb91

É habitual ver caras famosas por aqui, mas o Meco conserva uma característica pouco comum: quem quiser ver e ser visto, tem aqui o cenário ideal, mas quem não quiser ser incomodado também... Basta fugir da praia “principal” – Praia do Moinho de Baixo –, caminhar pela areia,  ou meter-se por entre os trilhos e ir em direcção a recantos bem menos frequentadas, onde tudo pode ser encontrado como veio ao mundo. Inclusive as pessoas.

É facil lá chegar. a partir de Lisboa tome a A2 em direcção a sul. Poucos quilómetros depois de ter passado a Ponte 25 de Abril saia para Sesimbra/Azeitão. Siga pela nacional, passe por Alfarim e, depois, verá indicações para o Meco, a 40 km.

 

publicado por AntonioCasteleiro às 00:01
link do post | comentar | favorito

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro

.Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.ultimos 10 posts

. Mundança de endereço WEB

. Finalistas blogs.sapo.pt ...

. Tenhamos paciência...

. Para reflectir / Somos to...

. Lágrimas ... lágrimas ......

. Felicidade ...

. O que nos motiva a ser so...

. Alfabeto do amigo ...

. 1º de Maio - Dia do Traba...

. A pena !

.arquivos
.tags

. concentrações / convivios(9)

. convivios / concentrações(3)

. curiosidades / humor(2)

. curiosidades / humor etc(1)

. e esta!?...hem !!(1)

. historias de motociclistas(1)

. meditação(1)

. opinião(41)

. os anjos(8)

. pensamentos / reflexões(31)

. pensamentos / reflexões / poemas(12)

. politica(7)

. recordações(1)

. reparo(2)

. sim...??!! ou não...??!!(3)

. tome nota(9)

. viagens(2)

. viagens de moto(18)

. todas as tags

.links