."Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".Oscar Wilde .
Terça-feira, 21 de Agosto de 2007
Viagens de moto - Óbidos

Memória viva da História de Portugal, a vila medieval de Obidos, a cerca de cem quilómetros de Lisboa, conquista o coração, cabeça e estômago de qualquer visitante afoito que ali se desloque pela primeira vez.

Tão aliciante como a ginja ou  o seu chocolate, cujo festival, que decorre dentro das suas muralhas, também célebre além fronteiras, Obidos tem um mitico castelo que faz parte das recém eleitas Maravilhas de Portugal.

 Uma das mais bem conservadas estruturas militares da Europa, o Castelo de Obidos assenta num castro romano que se tornou fortificação decorria já o domínio árabe. Conquistado em 1148 por el-Rei D. Afonso Henriques, por diversas vezes restaurado e ampliado, o castelo da vila mantém as suas torres altaneiras, o paço e janelas manuelinas e as suas portas imponentes abertas à mercê da curiosidade dos turistas, que aos milhares visitam, todos os anos.

Logo à entrada desta vila, a lembrar os contos de fadas, uma verdadeira preciosidade: um majestoso arco com um oratório, enquadrado por azulejos azuis e brancos, do século XVIII, Em Obidos, tudo inspira e respira romantismo,,. Ruas estreitas, íngremes e calcetadas, pequenas travessas enfeitadas com vasos de flores a furar casinhas de branco caiadas...

Inesquecível é mesmo dormir na Pousada do Castelo, a primeira em Portugal a ser instalada num edifio histórico em 1951. Por ali passam figüras “históricas”, acontecem momentos únicos e dëcorrem também alguns dos maiores eventos culturais da região, com destaque para a Feira Medieval, a Vila Natal e o Festival Internacional de Chocolate. 

 Mas Obidos não tem só chocolate de fazer crescer água na boca!

Há 13 museus que vale a pena espreitar e toda a vila é acolhedora e convidativa, com gente simpática que sabe receber. Património vivo e inolvidável a reter, forçosamente, na memória.

Para quem gosta de fazer compras, há algum artesanato, produtos manufacturados com lã, vidro, barro e azulejos pintados à mão.

Imbatível é mesmo a ginginha A ginginha de Obidos parece ter um sabor único, sobretudo se bebida numa chávena de chocolate.., comestível, claro!

Uma viagem mágica, de um dia ou para um fim-de-semana inesquecível, recomendável a quem quiser descansar, namorar ou para levar a família numa fabulosa viagem ao passado.

Mas nem só de História vive a vila medieval. A magnífica Lagoa de Obidos e os extensos areais da Costa da Praia também atraem muitos turistas, daí que na região estejam a ser construídos diversos resorts turísticos de luxo. 

 Viva um sonho, vá a Obidos e deixe-se encantar...



publicado por AntonioCasteleiro às 00:01
link do post | comentar | favorito

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro

Os Anjos

( filosofia motociclista)

- Esta irmandade tem um código de honra silencioso, quase secreto, que nunca precisou ser escrito, mas quem faz parte dela já nasce sabendo. Este código reza não deixar um irmão na estrada, não conhece o valor do dinheiro e ensina que todo motociclista merece respeito independente da marca ou cilindradada de sua mota. -

( antonio casteleiro )

www.osanjos.net

 

.Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.ultimos 10 posts

. Mundança de endereço WEB

. Finalistas blogs.sapo.pt ...

. Tenhamos paciência...

. Para reflectir / Somos to...

. Lágrimas ... lágrimas ......

. Felicidade ...

. O que nos motiva a ser so...

. Alfabeto do amigo ...

. 1º de Maio - Dia do Traba...

. A pena !

.arquivos
.tags

. concentrações / convivios(9)

. convivios / concentrações(3)

. curiosidades / humor(2)

. curiosidades / humor etc(1)

. e esta!?...hem !!(1)

. historias de motociclistas(1)

. meditação(1)

. opinião(41)

. os anjos(8)

. pensamentos / reflexões(31)

. pensamentos / reflexões / poemas(12)

. politica(7)

. recordações(1)

. reparo(2)

. sim...??!! ou não...??!!(3)

. tome nota(9)

. viagens(2)

. viagens de moto(18)

. todas as tags

.links