."Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".Oscar Wilde .
Terça-feira, 14 de Agosto de 2007
Viagens de mota - Monte da Penha ( Guimarães )

0001hcsr

santuario

O Monte da Penha é um local onde estive já algumas vezes, tanto na Primavera, no Verão. no Outono ou Inverno, tem o seu encanto.

0001exre

monumento a Gago Coutinho

Comece por disponabilizar dois dias para a visita. Depois, vá descobrindo e quem sabe uma semana a descansar num dos sitios mais belos do Norte de Portugal.  

Adegas regionais instaladas em grutas, miradouros e muita sombra e paisagem verde. Estes são alguns dos atributos que levam milhares de pessoas à montanha da Penha, em Agosto.

0001qwbb

romaria

É o mês mais concorrido nesta estância religiosa e de lazer, principalmente ao fim de semana, quando é "invadida" por grupos de excursionistas que chegam de autocarro ou de automóvel e por famílias em busca de sombra ou de uma das mesas de pedra espalhadas ao redor do santuário.

0001r5qa

um dos muitos recantos com sombra

A Penha funciona para muitos como alternativa à praia. O acesso pode ser feito por via terrestre ( a cinco quilómetros do centro da cidade de Guimarães) ou pelo magnifico teleférico da Penha, o qual tem a extenção de 1,7 Km e vence uma altitude de 400 m, proporcionando uma viagem inesquecivél entre a cidade e a montanha da Penha com a duração média de 10 minutos.

0001k312

teleferico

O Monte da Penha é um espaço onde convive religiosidade  e natureza, com uma paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito.

São 60 hectares de área. No Monte da Penha temos uma mata, um santuário de romaria, um parque frondoso com fontes e penedos e uma vista privilegiada sobre Guimarães.

0001tf56

uma das tasquinhas

O Monte da Penha em Guimarães, proporciona ao visitante uma ampla oferta de espaços e serviços.

0001pr1b 

entrada do parque de campismo

Para além do Santuário, dispôe de um vasto conjunto de infrastruturas, destacando-se um parque de campismo de montanha, um campo de mini-gojf, circuitos de manutenção, um Centro Equestre, áreas de passeio, pic-nic e e adegas. Como a do Ermitão, instalada numa gruta, com sala de mesas de madeira e balcão de granito. Serve bolo com sardinhas e com carne e abre todos os dias, no Verão.

0001frk2

um detalhe maravilhoso

Não muito longe, fica a Adega Amigos da Penha, cujo cardápio apresenta comida regional.

Pode ainda aventurar-se na descoberta das inúmeras grutas e desfrutar das magníficas paisagens que os miradouros naturais lhe proporcionam.

0001wbsf

esta honda FC 6 é a moto das minhas viagens

Tem visitas organizadas.

Muitos aproveitam Agosto, tradicional mês de férias, para conhecerem melhor os recantos da montanha, através de visitas organizadas pela Irmandade da Penha.

Podem ser realizadas numa manhã ou tarde, com acompanhante (mediante marcação prévia), e permitem tomar conhecimento sobre pormenores da Penha.

O percurso (histórico, ambiental e paisagístico) tem duração de duas horas e meia e um grau de dificuldade médio, fruto de algumas subidas e passagens por locais estreitos, entre penedos e árvores.

0001s147

o mini-trem

Outra das atracções da montanha é o mini-trem, que leva os visitantes em pequenas viagens pelos caminhos estreitos, numa forma rápida e confortável de ver pontos de interesse histórico e paisagístico.

 

A Penha é um local maravilhoso, para passear, descansar, etc.

Muito em breve breve vai ser incluido neste local do post, varias fotos.

publicado por AntonioCasteleiro às 00:01
link do post | comentar | favorito

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro

.Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.ultimos 10 posts

. Mundança de endereço WEB

. Finalistas blogs.sapo.pt ...

. Tenhamos paciência...

. Para reflectir / Somos to...

. Lágrimas ... lágrimas ......

. Felicidade ...

. O que nos motiva a ser so...

. Alfabeto do amigo ...

. 1º de Maio - Dia do Traba...

. A pena !

.arquivos
.tags

. concentrações / convivios(9)

. convivios / concentrações(3)

. curiosidades / humor(2)

. curiosidades / humor etc(1)

. e esta!?...hem !!(1)

. historias de motociclistas(1)

. meditação(1)

. opinião(41)

. os anjos(8)

. pensamentos / reflexões(31)

. pensamentos / reflexões / poemas(12)

. politica(7)

. recordações(1)

. reparo(2)

. sim...??!! ou não...??!!(3)

. tome nota(9)

. viagens(2)

. viagens de moto(18)

. todas as tags

.links