."Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".Oscar Wilde .
Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2007
Viagens de Moto - Litoral, Alentejo e Algarve

Tempo sugerido: 6 dias | Total percorrido 1150 km


O segredo deste roteiro é o tempo. As distâncias são tão curtas que um viajante mais afoito poderia olhar para o itinerário e resumir tudo em 48 horas. Mas, com essa intenção, nem saia de Lisboa. O interior e o sul de Portugal devem ser mordidos de pouco e pouco, tal como os doces conventuais tão abundantes por aqui. Castelos, fortes, cidades medievais e belas praias ficam no caminho. Desacelere a moto.


Dia 1

Lisboa / Mafra / Sintra   70 quilômetros *

Cabo da Roca
Deixe as ladeiras de Lisboa para trás e siga cedo para o Palácio de Mafra , pertinho da capital. Depois de visitar a residência de D. João V, explore a belíssima Serra de Sintra. A dica é começar pela cidade de Sintra e fazer um roteiro circular (de não mais que 40 quilômetros). No caminho, você conhecerá os encantos da cidade de Colares, o Cabo da Roca (com um farol no alto de uma falésia sobre o mar), Peninha e o Convento dos Capuchos, do século 16. No final da tarde, aproveite para curtir Sintra. Construída na encosta da serra, a cidade é Patrimônio Mundial da Unesco graças a suas construções singulares, que abrangem desde muralhas do século 12 deixadas pelos mouros como palacetes da Belle Époque. Se tiver pique, visite o Palácio Nacional de Sintra, uma construção branca no meio da cidade famosa pelo imenso par de chaminés cônicas.

Dia 2

Sintra / Cascais   20 quilômetros *

Palácio de Pena
A atração mais visitada de Sintra é o imenso Palácio de Pena, um castelo do final do século 19 construído num pico da serra, com vista para toda a região. Feito para D. Fernando II, admirador das artes, a obra tem uma eclética mistura de estilos, com predominância dos traços mouriscos e neomanuelinos. Faça uma parada para almoçar ainda na serra. Nossa sugestão: compre vinhos, queijos, embutidos e pães e faça um piquenique num dos vários parques do caminho. Cascais e Estoril  são as cidades litorâneas favoritas da classe média alta e dos ricos de Lisboa. A moderna Cascais ainda abriga construções antigas, como o Museu do Conde de Castro Guimarães, com ares de castelo. A visita à Boca do Inferno é obrigatória: trata-se de um pedaço rochoso à beira-mar que produz fortes estrondos com o choque das águas. Em Estoril, a noite acontece no Casino, um dos maiores da Europa.

Dia 3

Cascais / Évora   180 quilômetros *

Templo romano em Évora
Deixe a modernidade do litoral e parta, via estradas A5, A2 e A6, para o tradicional interior português, mais especificamente para a região do Alentejo. No caminho, você cruzará a fabulosa Serra da Arrábida, cuja maior cidade é Setúbal. Nossa dica, para não desviar demais do caminho, é deixar Setúbal para depois e hoje entrar apenas na cidade de Palmela. A atracção maior é o Castelo de Palmela, iniciado ainda no século 11 pelos mouros e transformado em mosteiro em 1423. Sua posição estratégica permite ter uma visão ampla da região. Continue na estrada até Évora, principal cidade do Alentejo. Cidade iniciada pelos romanos ainda no primeiro século da era cristã, Évora é cercada de muros de diferentes épocas, muitos deles erguidos com sucesso para impedir o avanço dos espanhóis. O centro velho, com seu calçamento de pedra e construções medievais, é Patrimônio Mundial da Unesco. Vale a pena passear a pé pelas ruas e deixar-se levar. Fotografe o Templo Romano (ou Templo de Diana), visite a Universidade Velha ,e, se tiver tempo, faça um passeio pelo Circuito dos Megálitos .

Dia 4

Évora / Moura / Évora   250 quilômetros *

Muralhas mouras em Serpa
A idéia hoje é percorrer o Alentejo sem destino, explorando o delicioso interior português, suas paisagens de campos amarelados, seus azeites e cozinha riquíssima . e as paisagens recortadas por morros e castelos medievais. Você dificilmente irá se perder, mas siga essas dicas para aproveitar o melhor da região. Comece partindo na direção da fronteira com a Espanha e conheça o diminuto vilarejo de Monsaraz, uma jóia medieval de casas brancas, praticamente intocada pelo turismo. Volte no sentido de Évora e pare em Vidigueira, importante região produtora de vinhos, para compras. Depois, prepare a máquina fotográfica para gastá-la em Beja . De Beja para Serpa, resquícios de construções mouras  misturam-se aos vales. Já no caminho de Serpa para Moura a atracção são as oliveiras e os sobreiros (a árvore que dá a cortiça utilizada nas rolhas de todos os melhores vinhos do mundo, e os não muito bons também). Moura tem um pitoresco bairro mourisco, que resistiu aos inúmeros ataques sofridos pela cidade. Antes de voltar para Évora, pare em Viana do Alentejo para admirar seu castelo.

Dia 5

Évora / Lagos   350 quilômetros *

Praia em Algarve
Depois de dois dias curtindo o interior do centro de Portugal, parta para o sul, rumo ao Algarve. Antes, faça aquela prorrogada visita a Setúbal, um dos mais importantes portos portugueses – o mercado é excelente para adquirir produtos gastronômicos. Quanto mais ao sul você dirige, mais internacional vai ficando o caminho. Explica-se: o Algarve é, hoje, uma das regiões litorâneas mais procuradas por europeus de países menos ensolarados. O Algarve é também ligeiramente mais moderno que o resto de Portugal. É que o terremoto de 1755 teve seu epicentro em Lagos e poucas construções anteriores a esse período restaram. Voltemos à estrada. Antes de chegar a Lagos, preste atenção na paisagem de Bravura: impossível não parar para uma foto. As praias da região são muito próximas e bastante agradáveis. Você pode usar a cidade de Lagos, de forte influência árabe, como base. Obrigatórios: no sentido leste, Albufeira, uma cidade de pescadores com casinhas brancas, a luxuosa Vilamoura, cheia de modernos resorts, e Faro, repleta de construções barrocas. Do lado oeste de Lagos está Sagres, onde ficava a escola de navegação que levou os europeus à África e à América. Perto de Sagres ficam as belas praias de Telheiro e Ponta Ruiva.

Dia 6

Lagos / Lisboa   280 quilômetros *

Lisboa
Acorde bem cedo para curtir o nascer no sol em Lagos ou Sagres – ou, pelo menos, para admirar a paisagem com as calmas luzes da manhã. Será uma bela despedida do sul de Portugal. Siga para Lisboa, mas com tranqüilidade: a viagem é tão curta que dá para parar várias vezes em pontos ainda desconhecidos. Estique as pernas em Vila Nova de Milfontes, onde o Rio Mira encontra o Oceano Atlântico, ou na industrial Sines, cidade natal de Vasco da Gama, se quiser um pouco de modernidade. Mas provavelmente esse não será o caso. Foram tantos os vilarejos pequenos e charmosos pelo caminho que até mesmo a tranqüila Lisboa irá parece uma cidade gigante após essa viagem.

* Total de quilometros rodados de moto no dia.

Mapa


publicado por AntonioCasteleiro às 00:01
link do post | comentar | favorito

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro

.Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.ultimos 10 posts

. Mundança de endereço WEB

. Finalistas blogs.sapo.pt ...

. Tenhamos paciência...

. Para reflectir / Somos to...

. Lágrimas ... lágrimas ......

. Felicidade ...

. O que nos motiva a ser so...

. Alfabeto do amigo ...

. 1º de Maio - Dia do Traba...

. A pena !

.arquivos
.tags

. concentrações / convivios(9)

. convivios / concentrações(3)

. curiosidades / humor(2)

. curiosidades / humor etc(1)

. e esta!?...hem !!(1)

. historias de motociclistas(1)

. meditação(1)

. opinião(41)

. os anjos(8)

. pensamentos / reflexões(31)

. pensamentos / reflexões / poemas(12)

. politica(7)

. recordações(1)

. reparo(2)

. sim...??!! ou não...??!!(3)

. tome nota(9)

. viagens(2)

. viagens de moto(18)

. todas as tags

.links