."Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".Oscar Wilde .
Terça-feira, 16 de Janeiro de 2007
Viagens de Moto - Andaluzia ( Espanha )

Tempo sugerido: 6 dias | Total percorrido 661 km .

A Espanha dos sonhos, do flamenco, das oliveiras, da mistura entre ocidente e oriente, fica na Andaluzia. Situada bem ao sul do país, banhada de um lado pelo Oceano Atlântico e de outro, pelo Mediterrâneo, a Andaluzia foi o principal ponto de dominação dos mouros na Península Ibérica a partir do século 8 e último foco de resistência - Granada só tornou-se católica em 1492.

 

Viajar pelas belas estradas da região é cruzar diferentes épocas e culturas.

 

Dia 1

Sevilha   15 quilômetros *

Catedral de Sevilha

Faça um descanso rápido e prepare-se para começar os passeios. Tudo no seu ritmo, afinal escolheu fazer um roteiro exclusivo.  Comece a conhecer Sevilha pelos cartões postais da cidade. Siga para a Plaza de Espanha, visite a Catedral de Sevilha e La Giralda , a prefeitura e outros prédios históricos. Depois faça uma parada para almoço. A cidade tem dezenas de sugestões de restaurantes, vários classificados pela Campsa, um selo de qualidade concedido pela Cofradía de la Buena Mesa. Na parte da tarde, vá comprar cerâmicas no bairro de Triana e no fim do dia tome um drinque em um dos muitos bares com vista para o rio. Aliás, o rio Guadalquivir atravessa a cidade. Se estiver animado, fique até a noite nesta região que costuma ser agitada. A alternativa é voltar para o hotel, tomar um bom banho e sair para jantar, um programa mais sossegado. Experimente tapas, com vinho, obviamente.

 

Dia 2

Sevilha / Ronda   133 quilômetros *

O parador de Ronda 

Pegue a estrada pela manhã em direção a Ronda, mas faça uma parada bem interessante em Jerez de la Frontera. A cidade é bem conhecida pelos vinhos que produz, pelos cavalos e pelo flamenco . Mistura o esplendor dos palácios com as típicas casas da Andaluzia. Almoce nesta cidade, peça um vinho jerez (ou xerez) e um dos vários peixes feitos à moda da região. Depois, volte para a estrada e siga em direção a Ronda. Ronda já foi habitada por celtas, fenícios, romanos e árabes. Todos deixaram suas influências. A cidade se divide em duas partes, a medieval e a moderna, unidas por várias pontes. Não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria la Mayor, que levou dois séculos para ficar pronta. O Parador de Ronda ocupa um prédio do século 18 com uma bela vista. Peça uma dica para jantar nas imediações e experimente a comida da região. As carnes são divinas - como as variações com carneiro ou o típico rabo de toro (rabada) - e os frutos do mar são de enlouquecer.  

 

Dia 3

Ronda / Granada   190 quilômetros *

O charmoso bairro Albayzin

Logo depois do café da manhã, pegue a estrada em direção a Granada, uma província cuja capital leva o mesmo nome. Prepare-se para encontrar algo de diferente, pois aqui é forte a influência árabe. Granada foi a última cidade reconquistada pela monarquia católica e está bem aos pés de Sierra Nevada. O ponto de partida para explorar a cidade pode ser La Alhambra, o palácio árabe mais bonito, melhor conservado e, por tudo isso, mais visitado da Espanha . Há até um hotel dentro, mas é quase impossível conseguir uma vaga. Faça uma parada no Mirador de San Nicolas para tirar fotos de Alhambra e da Sierra Nevada, cordilheira com 14 picos com mais de 3 mil metros de altura. Para compras, a cidade se destaca pelas cerâmicas e objetos em prata. Almoce em um restaurante nas imediações e, na parte da tarde, caminhe pelas ruas estreitas do bairro do Albayzin. Para um jantar memorável, o Mirador de Morayma é uma boa opção - ele tem vista para Alhambra, shows e comida regional.

 

Dia 4

Granada / Córdoba    165 quilômetros *

Jaén

No caminho pata Córdoba, faça uma parada para conhecer Jaén, cidade de belíssima paisagem. Ela está cercada de oliveiras - ou seja, nem é preciso dizer que o azeite ali produzido é maravilhoso. Leve algumas garrafas para casa. No morro Santa Catarina fica um castelo que abriga um parador, muito procurado por aqueles que vão passar a noite na cidade. O presidente francês e herói da Resistência Charles De Gaulle escolheu este parador para escrever suas memórias. Almoce em Jaén e experimente alguns pratos típicos, como a salada pirirrana, com pimentas, tomates e alho. De sobremesa, prove os famosíssimos toucinhos do céu, feitos com ovos e açúcar. Depois, siga viagem em direcção a Córdoba. Ao chegar, instale-se no hotel de sua preferência e deixe os cartões postais para visitar amanhã. Reserve o que resta do dia de hoje para conhecer uma parte do Quarteirão Judaico, onde poderá comprar lembrancinhas, presentes, azeites e vinhos. Jantes nas imediações e volte para o hotel para uma boa noite de sono.

 

Dia 5

Córdoba    15 quilômetros *

Torre de Calahorra

Córdoba é cheia de encantos. Se for domingo, não deixe de visitar o mercado de rua de El Arenal, que tem frutas, comidas em geral, temperos e uma infinidade de sapatos, bolsas, roupas a preços baixos. Depois siga para a parte central da cidade, ao redor da Mezquita de Córdoba, para conhecer o Alcázar de los Reyes Cristianos, a catedral e a Casa de las Campanas. Faça um lanche rápido ou escolha um almoço leve. Guarde para o jantar a despedida em alto estilo. Na parte da tarde, conheça a Torre de Calahorra (Fundación Roger Garaudy), onde fica um museu com objetos da Idade Média bastante interessante. As visitas são guiadas e os visitantes usam fones de ouvido para receberem as informações, enquanto percorrem as oito salas temáticas. Escolha um bom restaurante para se despedir de Córdoba e da Espanha. Vale a pena volta ao Quarteirão Judaico ou visitar as tabernas na região da Plaza de La Corredera.

 

Dia 6

Córdoba / Sevilha    143 quilômetros *

Varias opções de lazer na avenida Eduardo Dato

Depois do café da manhã, arrume as malas e siga para Sevilha. Se chegar cedo em Sevilha e ainda quiser aproveitar para compras de última hora, siga para as avenidas Luis de Morales, Eduardo Dato ou na rua Luis Montoto estão diversas lojas de departamento e de roupas de grifes a preços razoáveis.

 

* Total de quilometros rodados de moto no dia.

Nota: Aos 661 km da visita,  juntaram-se mais 515 km da distãncia da Covilhã a Sevilha.

Mapa

 

publicado por AntonioCasteleiro às 00:01
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Lua Nua a 16 de Janeiro de 2007 às 11:47
Belíssima viagem.

Aqui se tem um excelente mapa com muitas cidades (não sei se todas) http://www.glosk.com/SP/Vigo/-601749/gmap_pt.htm

Nele descobri onde fica Vigo, cidade que nasceu minha bisavó.

Um abraço, amigo Antonio

Comentar post

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro

.Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.ultimos 10 posts

. Mundança de endereço WEB

. Finalistas blogs.sapo.pt ...

. Tenhamos paciência...

. Para reflectir / Somos to...

. Lágrimas ... lágrimas ......

. Felicidade ...

. O que nos motiva a ser so...

. Alfabeto do amigo ...

. 1º de Maio - Dia do Traba...

. A pena !

.arquivos
.tags

. concentrações / convivios(9)

. convivios / concentrações(3)

. curiosidades / humor(2)

. curiosidades / humor etc(1)

. e esta!?...hem !!(1)

. historias de motociclistas(1)

. meditação(1)

. opinião(41)

. os anjos(8)

. pensamentos / reflexões(31)

. pensamentos / reflexões / poemas(12)

. politica(7)

. recordações(1)

. reparo(2)

. sim...??!! ou não...??!!(3)

. tome nota(9)

. viagens(2)

. viagens de moto(18)

. todas as tags

.links