."Viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existe".Oscar Wilde .
Terça-feira, 20 de Março de 2007
Viagens de Moto - Picos da Europa

O nome diz tudo e a imensidão da paisagem também.

Uma das melhores épocas para visitar os Picos da Europa é, sem dúvida, o Outono, quando a paleta de cores se torna ainda mais bela. Cerca de 720 quilómetros separam Lisboa de Pola de Somiedo (a povoação mais importante) desta região espanhola. Partindo do Porto são cerca de 420 quilómetros. Nós utilizamos a saída para Espanha via Chaves pela N103, até tomar a auto-estrada A52 já em Espanha. De Pola de Somiedo até Cangas de Onís, uma das povoações base do Parque Natural dos Picos da Europa, são cerca de 160 quilómetros.

 

Estamos perante um dos maciços montanhosos mais importantes da Península Ibérica, com zonas de alta montanha de origem glaciar, gargantas apertadas, lagos espelhados (na imagem, o Lago del Valle), extensos vales e picos abruptos. Falamos do Parque Nacional dos Picos da Europa, uma área de 64 660 hectares, entre as Astúrias, Léon e a Cantábria, que constitui a segunda maior zona protegida de Espanha e a terceira da Europa.
 

Os bosques “encantados” na montanha, as faias podem ser encontradas até perto dos dois mil metros de altitude. Com vestes outonais de cor viva, estas árvores pintam toda a paisagem de tons laranja, até se esconderem, já despidas, atrás dos primeiros nevões. Carvalhos, castanheiros, amieiros e muitas outras espécies de flora, completam este quadro típico de Outono, no Parque Natural de Somiedo, que integra os Picos da Europa. É neste cenário que se esconde o urso-pardo, uma espécie ameaçada que encontra nesta reserva um dos seus últimos refúgios.

Mas não é tudo. As grandes montanhas escondem outros segredos: pitorescas e históricas povoações, que marcam pela hospitalidade das suas gentes, herdeiras de uma longa tradição cultural, desde os tempos mais remotos.

Uma viagem a um mundo protegido que não pode perder, a um sitio não muito distante de Portugal.

 

 
publicado por AntonioCasteleiro às 00:01
link do post | comentar | favorito

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem Estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam Respeitar uma opinião contraria.Antonio Casteleiro

.Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
.ultimos 10 posts

. Mundança de endereço WEB

. Finalistas blogs.sapo.pt ...

. Tenhamos paciência...

. Para reflectir / Somos to...

. Lágrimas ... lágrimas ......

. Felicidade ...

. O que nos motiva a ser so...

. Alfabeto do amigo ...

. 1º de Maio - Dia do Traba...

. A pena !

.arquivos
.tags

. concentrações / convivios(9)

. convivios / concentrações(3)

. curiosidades / humor(2)

. curiosidades / humor etc(1)

. e esta!?...hem !!(1)

. historias de motociclistas(1)

. meditação(1)

. opinião(41)

. os anjos(8)

. pensamentos / reflexões(31)

. pensamentos / reflexões / poemas(12)

. politica(7)

. recordações(1)

. reparo(2)

. sim...??!! ou não...??!!(3)

. tome nota(9)

. viagens(2)

. viagens de moto(18)

. todas as tags

.links